A origem, as aptidões e as proezas dos pombos-correios vão estar reunidas numa exposição columbófila entre 27 de Abril e 13 de Maio na Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis.
A iniciativa, promovida pelo columbófilo Artur Costa, pretende dar a conhecer ao público a modalidade desde a sua origem, aos ideais columbófilos e à importância que teve ao longo da História.
A exposição tem o apoio da autarquia, Museu Regional e Associação Columbófila de Azeméis, colectividade fundada em 1947.
O percurso columbófilo de Artur Costa, com 60 anos dedicados à modalidade, esteve ligado à associação oliveirense que, semanalmente, através dos seus associados, participa com mais de mil pombos nas diferentes provas nacionais.
Na apresentação da exposição, Artur Costa evidencia a importância da utilização dos pombos-correios em alguns momentos da História, em particular na época das lutas romanas e nas Primeira (1914) e Segunda Guerra Mundiais (1939).
«Mesmo em Portugal foram instalados pombais em diversas unidades militares com pombos criados e adestrados para troca de informações não apenas militares», refere Artur Costa, realçando as suas «inúmeras capacidades de orientação e resistência».
A columbofilia tem forte expressão no concelho através das 11 colectividades existentes: Associações de Azeméis, Carregosa, Cesar, Cucujães, Fajões, Macieira de Sarnes, Nogueirense, Pinheirense, Riba-Ul, Unidos de Travanca e Vila Chã.
O 10º Campeonato Columbófilo Concelhio realiza-se este ano sob a responsabilidade da Associação Columbófila de Carregosa.