A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro promove a Exposição Documental Temática ‘Biblio.Juv - Alimentação Europeia: Adoro massas!’.
A exposição destina-se a leitores/as dos 10 aos 17 anos e famílias/agentes educativos e reúne uma seleção de obras relacionadas com o Dia Mundial da Pizza (10 de julho).
Esta mostra, que está patente ao público, na secção Infantojuvenil, durante o mês de julho, tem como objetivo divulgar o acervo documental juvenil da biblioteca sobre esta temática.
Dia Mundial da Pizza (10 julho):
A data celebra uma das mais adoradas invenções culinárias da história da humanidade: a pizza. Ao que se sabe, tudo começou em 1985, em S. Paulo, Brasil, num concurso para eleger as dez melhores pizzas; o organizador terá decidido que o encerramento do concurso seria a 10 de julho e, perante o sucesso do evento, decidiu-se que esse passaria a ser conhecido como o ‘Dia da Pizza’.
Origem da Pizza:
Acredita-se que a pizza terá surgido com os egípcios há mais de 5 mil anos, pois foram estes os primeiros a misturar farinha com água e assá-los em fornos rústicos.
A massa era apelidada de “pão de abraão” e tinha o nome de “píscea”. Os fenícios acrescentavam carne e cebola ao pão, mas foram os italianos que adicionaram tomate, ervas regionais e azeite de oliva à receita, e que tornaram o alimento popular, depois de este chegar ao porto de Nápoles.
Na sua origem era um prato fechado, tal como o calzone, e ficou conhecido por matar a fome aos pobres no sul de Itália.