A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro promove a Exposição Documental Temática Biblio.Juv “Danças Urbanas: São fixes!”.
A exposição destina-se a leitores dos 10 aos 17 anos e famílias/agentes educativos e reúne uma seleção de obras relacionadas com o Dia Internacional do Tango (11 dezembro).
Esta mostra tem como objetivo divulgar o acervo documental juvenil da biblioteca e está patente ao público, na secção Infantojuvenil, durante o mês de dezembro.
Dia Internacional do Tango (11 dezembro):
Este dia foi criado em homenagem a dois dos seus maiores criadores, nascidos nesta data: Carlos Gardel, cantor, e Julio de Caro, compositor.
Acredita-se que este tipo de música, e estilo de dança, tiveram origem africana, mas foi na Argentina que o tango se tornou popular e é neste país que se regista o maior número de praticantes de tango.
A dança do tango tem uma coreografia complexa, sendo considerada como uma das danças mais sensuais do mundo. A sua forma musical é binária e o seu compasso é de dois por quatro. Acordeão, contrabaixo, piano, violão e violino são alguns instrumentos típicos deste estilo musical.
Ástor Piazzolla, Carlos Gardel, Alfredo Le Pera, Hugo del Carril, Aníbal Troilo e Enrique Santos Discépolo são alguns artistas essenciais do tango.