No ano em que se comemoram cem anos sobre a implantação da República, a Câmara de Oliveira de Azeméis tem patente, até ao dia 31 de Dezembro, a exposição «A República para além de Lisboa, 1908/1912».
A mostra, que decorre no arquivo municipal, integra 10 painéis ilustrativos da história da primeira República, um dos períodos mais marcantes da história de Portugal.
A partir de textos de autores que assinalaram a cultura literária em Portugal são apresentados dez temas representativos do contexto político, social, cívico e cultural da época: «Portugal nos finais do século XIX e inícios do século XX», «Eleições de 1908», «Eleições legislativas 1908/1910», «O 5 de Outubro de 1910», «A implantação da República», «A construção do regime», «Os primeiros anos da República: realizações e problemas», «Incursões monárquicas» e «Outros protagonistas» que tiveram importância no processo republicano.
O projecto, desenvolvido a partir de uma ideia da F. Costa – Oficina de Museus com a colaboração da historiadora Alice Samara, tem como objectivo exibir de que forma foi vivida, por todo o país, um dos mais importantes momentos da história de Portugal.
A exposição lembra e recupera, de forma literária e artística, o passado das conquistas republicanas, as realizações e os desafios que tiveram dimensão nacional.Incidindo no período 1908 - 1912, a mostra junta um percurso fulcral da história portuguesa transpondo para o público a instauração do regime, os ideais republicanos de cidadania e a vida política, social, cultural e artística dessa época.
A exposição «A República para além de Lisboa, 1908/1912» resulta do trabalho de investigação de Alice Samara, licenciada em História e Mestre em História do Século XX pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa.