A Galeria Municipal Tomás Costa acolhe, de 6 de novembro a 30 de dezembro, a exposição "O Rosto, Máscara Intemporal" da autoria de Balbina Mendes.
A série de pinturas "O Rosto, Máscara Intemporal" reflete o fascínio pela máscara, eixo axial da sua produção artística, há mais de uma década. A máscara desta série respeita à condição humana, ao duplo, aos inúmeros que vivem em todos e em cada um de nós. Cada obra é um objeto duplo: um rosto, pintura s/ tela, e uma máscara s/plexiglass - material que melhor serve para destacar as várias dicotomias associadas à máscara, que oculta e denuncia, oblitera e revela...
Assim, a camada exterior que o plexiglass “introduz” na pintura só por si funciona como máscara. É como um filtro que, por um lado, distancia o espetador da superfície da tela, por outro, e através do reflexo, adiciona uma nova imagem e grafismo na pintura- o que impele o observador a movimentar-se em frente da obra que, como um espelho, lhe devolve a própria imagem para além da máscara/rosto que observa - adicionando-lhe uma outra máscara, um novo disfarce, maior ambiguidade...
“Descasco-me até Deus”, confessa Fernando Pessoa pela voz de Bernardo Soares, como se a alma humana fosse uma cebola com inúmeras camadas concêntricas. Por baixo de uma camada há outra, e outra ainda... indefinidamente... E é nesta perspetiva que os poemas de Fernando Pessoa são, também, chamados à primeira camada, à máscara da pintura, criando assim outras máscaras, diferentes resoluções plásticas, formais e conceptuais, assumindo-se a sobreposição de uma imagem sobre outra como um referente essencial nesta série de pinturas.
A sessão de abertura está agendada para o dia 6 de novembro pelas 16 horas.
Biografia
Balbina Mendes nasceu em 1955, em Malhadas, Miranda do Douro.
Mestrado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Membro da Sociedade Nacional de Belas Artes, da Cooperativa dos Artistas de Gaia e da Cooperativa Árvore.
Tem residência e atelier em Vila Nova de Gaia.
Realizou diversas exposições individuais em Portugal, Espanha, Bélgica, Áustria, EUA, Austrália e Índia. Participou em inúmeras exposições coletivas.
Está representada em várias coleções públicas e privadas em Portugal e no estrangeiro.
Horário Galeria Municipal Tomás Costa:
Segunda a sexta: 9h00 » 12h30 e 14h00 » 17h30
Sábado: 14h00 » 18h00