Integrado nas Comemorações do Centenário de Nascimento de José Saramago, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro promove a Exposição "Voltar aos passos que foram dados" da Fundação José Saramago.
A exposição é constituída por um conjunto de painéis concebidos em função do trajeto pessoal e literário de José Saramago.
No final de Viagem a Portugal, José Saramago diz-nos: “É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já”.
Com a exposição “Voltar aos passos que foram dados”, com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa, e design de André Letria, aceitámos o desafio do escritor e construímos uma mostra que faz uma “viagem” pela biografia literária de José Saramago. Deduz-se daí uma “narrativa” que nos leva a encontrar ou a reencontrar, em formato expositivo, as obras e o legado cultural e cívico de um grande escritor.
A exposição “Voltar aos passos que foram dados” tem um propósito de divulgação e de orientação pedagógica, permitindo um contacto de iniciação ou de revisão com a literatura e com o pensamento saramaguianos.