A Galeria Municipal Tomás Costa acolhe, de 9 a 30 de outubro, uma exposição do artista Oliveirense Amândio Vale, “80 Anos”, que assinala toda a carreira e dedicação do artista à pintura.
A exposição terá sessão de abertura no dia 9 de outubro, pelas 16 horas.
Biografia
Amândio Vale nasceu no Porto no dia 29 de novembro de 1940 (tem hoje 80 anos). Desde pequeno que se sentiu vocacionado para a pintura e escultura.
Em 1986 matriculou-se no Centro de Arte de S.João da Madeira, num curso de pintura a óleo orientado pelo pintor João Dixo, licenciado pela Faculdade de Belas-Artes do Porto.
Em 1999 reformou-se da sua atividade profissional passando a partir desse ano a residir em Oliveira de Azeméis.
No ano 2000 começou a pintar a óleo, satisfazendo assim um desejo já acalentado há muitos anos que devido à sua atividade profissional nunca foi possível satisfazer.
Em 2006 juntou à pintura a escultura criando assim a Escultura de Parede, isto é, pintura a óleo ou acrílico com relevo de gesso projectado sobre uma tela de algodão ou placa de poliuretano rígido.
No seu currículo constam várias exposições individuais e coletivas realizadas em Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha e São João da Madeira, destacando-se aquelas que se realizaram em 2009 com idade de 70 anos na Galeria Tomás Costa e as que se realizam anualmente integradas no evento Entr’Artes e que são patrocinadas pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
Desde o ano 2013 que dá aulas de pintura a óleo na Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis, tendo já passado ao longo destes 7 anos, mais de 35 alunos por este tipo de aulas.
Horário Galeria Municipal Tomás Costa:
Segunda a sexta: 9h00 » 12h30 e 14h00 » 17h30
Sábado: 14h00 » 18h00