No dia 24 de outubro comemoramos o Dia Municipal para a Igualdade. Este ano, aceitamos o repto da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género – “Degraus para a Igualdade” – para assinalar este dia através de uma intervenção de arte urbana que demonstre a desigualdade ainda existente entre homens e mulheres. Neste sentido, e em estreita colaboração com a ADRITEM, vai ser instalada, durante todo o dia 24 de outubro, no Largo da República, em frente ao edifício da Câmara Municipal, uma instalação que consiste na delimitação de dois percursos paralelos, um relativo à mulher, outro relativo ao homem, sendo que a meta é a realização pessoal/sucesso profissional/integração social.
O percurso da mulher terá vários obstáculos consubstanciados em objetos estereotipadamente associados às tarefas/responsabilidades femininas. O percurso do homem estará livre de obstáculos.
Com esta instalação, acompanhada de dados concretos apresentados em cartazes (dados sobre o território de Oliveira de Azeméis, levantados no âmbito da elaboração do III Plano Municipal para a Igualdade, a Não Discriminação e a Responsabilidade Social de Oliveira de Azeméis 2022-2023), pretendemos informar os cidadãos e as cidadãs sobre as assimetrias de género, despertando as pessoas para o combate a estas desigualdades.
Assim, convidamos todos/todas a visitar a instalação e a partilhar a informação nos vossos círculos de atuação e redes sociais, devendo, para o efeito utilizar os hashtags: #CIG;#portugalmaisigual;#degrausparaaigualdade;#diamunicipaldaigualdade