Vai ter lugar no dia 26 de julho, pelo décimo ano consecutivo, no Pavilhão das Travessas, em S. João da Madeira, a comemoração do Dia Metropolitano dos Avós, uma iniciativa da Área Metropolitana do Porto, em parceria com os Municípios que a compõem, que costuma reunir numa mesma festa mais de 6.000 idosos dos 17 municípios da AMP.
O Dia Metropolitano dos Avós é um evento que pretende promover as redes de solidariedade e de convívio comunitário, celebrando a experiência de vida dos avós. Mantendo o seu carácter intermunicipal, de reconhecimento e valorização do papel que este grupo geracional desempenha na comunidade, este evento privilegia a oferta cultural e recreativa dos municípios da AMP, reforçando, assim, toda sua a dimensão metropolitana.
A iniciativa conta com animação de Ricardo Couto e a presença de muitos artistas nacionais, que prometem animar o dia de todos os avós metropolitanos.
Maria Lisboa será a atração principal, onde não faltarão também algumas atrações locais.
Esta iniciativa pretende chamar a atenção para o papel dos avós, quer ao nível da família, enquanto educadores e referenciais de afeto, quer na sociedade, na transmissão de valores e culturas ao longo das gerações, reconhecendo o papel essencial deste grupo geracional na família e na comunidade.
Programa
13h00 - Receção
Pelos Grupos Rufus & Circus e Elemento C-CIRAC de Santa Maria da Feira e pelo Grupo de Percussão da Associação de Jovens Ecos Urbanos de S. João da Madeira
13h30 - Trocopasso
14h15 - Associação Amigos das Danças de Arrifana (Danças latinas)
14H30 - ABBAkadabra
15h00 - Atuação dos alunos dos JI de São João da Madeira
15h10 - Boas-vindas
Hermínio Loureiro - Presidente do Conselho Metropolitano do Porto
Ricardo Figueiredo - Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira
15h30 - Maria Lisboa – artista de música ligeira portuguesa
17h00 - Fim
Apresentação: Ricardo Couto