A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro promove no dia 22 de março, pelas 15h30, a atividade «Contos com Obra» destinada às famílias do município.
Para esta sessão, o conto escolhido é «O Pinto Borrachudo», da coleção «Histórias Tradicionais Portuguesas».
Esta é a estória de um pinto muito guloso que comia tudo, por isso lhe chamavam o Pinto Borrachudo. O Pinto Borrachudo encontra uma moeda de ouro com a cara do Rei e, pouco habituado a usar moedas, convence-se de que, se a cara do Rei lá está, com certeza a moeda é dele!
E resolve ir dar “o seu a seu dono”. No caminho, encontra vários obstáculos, que ele ultrapassa… engolindo tudo!
Ao chegar ao Palácio do Rei, é mal recebido, mal interpretado e maltratado. Então, e para se ver livre de aflições que quase lhe custam a vida – vai “vomitando” tudo o que tinha engolido!
No final, é recebido pelo Rei, que tenta, desajeitadamente, recompensá-lo pela sua honestidade. Mas é tarde, que o Pinto Borrachudo já aprendeu a lição.
Após a leitura do conto segue-se uma oficina que consiste na recriação do “Pinto Borrachudo” com copos de iogurte.
Este programa familiar permite às crianças e às famílias do município trabalharem o conto em grupo e de forma ativa, pois após o momento de leitura segue-se uma oficina para realização de uma atividade artística ou lúdica sobre a obra escolhida.
Para a atividade são frequentemente utilizados livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e materiais reutilizáveis e amigos do ambiente.
Não é necessário efetuar inscrição, a entrada é livre e gratuita.