Já conhece Macedo de Cavaleiros?
Em abril, a Loja Interativa de Turismo recebe o Município de Macedo de Cavaleiros com a exposição "TERRAS DE CAVALEIROS".
No dia 11 de Abril, pelas 10h30, recebemos a visita dos Caretos de Podence.
O Município de Macedo de Cavaleiros, sob a designação de Geopark Terras de Cavaleiros é o mais recente membro da rede global e europeia de Geoparques da UNESCO. Com um património geológico extraordinário que conta histórias de milhões de anos, associado a ancestrais tradições, aos deliciosos sabores da sua gastronomia e uma paisagem natural classificada, o Geopark Terras de Cavaleiros é uma marca global de qualidade, para o crescimento do turismo sustentável do concelho, e, por si só, identitário de Macedo de Cavaleiros.
PAISAGEM PROTEGIDA ALBUFEIRA DO AZIBO
Local paradisíaco, apaixonante e de sensações únicas. Um lago recortado em forma de borboleta, onde coabita uma paisagem protegida e uma rede de oferta de serviços de qualidade para o visitante. É o local mais visitado do Nordeste Transmontano.
As suas praias são ponto de passagem obrigatória para milhares de pessoas no período balnear. Se uma, a Praia da Fraga da Pegada, é a área balnear fluvial com mais Bandeiras Azuis da Europa, a outra, a Praia da Ribeira, é uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a única a norte do Rio Tejo. Razões não faltam para uma visita a estes locais, que se destacam pelos longos areais, extensas e bem cuidadas áreas ajardinadas, com oferta de atividades e recursos como a prática de canoagem e BTT, campo de voleibol, parques infantil, bancas de leitura, artesanato e produtos regionais, bares e restaurantes.
Tudo isto em harmonia perfeita com a área envolvente. Local escolhido como habitat para inúmeras aves de rapina e outras como os patos, dos quais salientamos o Megulhão de Crista, elemento ícone da Albufeira do Azibo. As sessões de observação de aves fazem também as delícias dos adeptos do birdwatching e aqueles que gostam de BTT ou de fazer caminhadas na natureza, a Albufeira do Azibo tem uma rede de percursos sinalizados, em toda a sua volta, numa extensão superior aos 40 km.
CARETOS DE PODENCE
Os Caretos representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos desde épocas que se perdem no tempo saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence – Macedo de Cavaleiros. Interrompendo os longos silêncios de cada inverno, como que saindo secretos e imprevisíveis dos recantos de Podence, surgem silvando os Caretos e seus frenéticos chocalhos, bem cruzados nas franjas coloridas de grossas mantas.