A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promove, no dia 17 de dezembro, pelas 21h30, n'O Cinema, o concerto Gospel Collective.
O Gospel Collective, dirigido pela cantora e maestrina Anastácia Carvalho, é um grupo sediado em Lisboa e formado por cerca de 50 vozes com cantores profissionais e amadores de diferentes áreas musicais e de diferentes nacionalidades dentro da lusofonia com intérpretes de mérito reconhecido e experientes. Reunido enquanto coletivo desde 2010, a história do Gospel Collective é longa e é cada vez menos desconhecida do público em geral, começa com 1999 com o grupo D’Vine (dirigido pelo Carlos Ançã), passa pelas 100 Vozes Gospel (dirigido pelo Guy Destino), e Faith Gospel Choir (dirigido pelo Leopoldo Timana e Anastácia Carvalho), grupos estes dos quais os membros fundadores do Collective fizeram parte.
O repertório que inclui temas conhecidos que todos podemos entoar, ou outros que sem serem tão conhecidos vão diretos ao coração, começou por ser baseado no cancioneiro gospel afro norte-americano, os espirituais negros e também new/urban gospel mas hoje também se versa sobre o afrogospel, ouvindo-se do coletivo canções em inglês, português ou swahili.
De coração jovem, moderno, inclusivo e apologista de parcerias, o Gospel Collective é conhecido pelas múltiplas colaborações que já tem feito não só em estúdio como em festivais, salas e concertos especiais sem nunca esquecer a alma e o espírito central do Gospel Collective.
São exemplo disso as colaborações mais recentes com o espetáculo “Variações” nos jardins da Torre de Belém com a Orquestra Metropolitana (acompanhando os cantores Ana Bacalhau, Conan Osiris, Lena d’Agua, Paulo Bragança e Selma Uamusse), a colaboração no evento “Fado no Castelo” no Castelo de São Jorge com a fadista Raquel Tavares ou as noites de São João - Porto nos Aliados com a guitarrista Marta Pereira da Costa, o espetáculo de homenagem a Nelson Mandela com Kalaf na Praça do Município de Lisboa, o evento do icónico Lux Frágil " Amazing Grace" num concerto único com Kalaf e Moullinex, a colaboração no Red Bull Culture Clash no Coliseu de Lisboa com a Crew Moullinex, Da Chick, The Legendary Tigerman, Xinobi, Marta Ren, a participação no sarau "Rei Leão" do Lisboa Ginásio Club no CCB, o festival Alive com o grupo D’Alva, bem como gravações e atuações ao vivo com Jimmy P, Virgul, Selma Uamusse, Wraygunn, D’Alva, Rita Redshoes, Luísa Sobral, Marta Hugon, Miguel Ângelo, Carlos Martins Quinteto, SHOUT!, Fernando Cunha, Monda entre outros.
Este percurso tem sido muito relevante e tem permitido colecionar bonitos momentos e é com este coração de espalhar a Palavra de modo cantado que o Gospel Collective tem feito igualmente inúmeros concertos em nome próprio, onde vai conquistando até aqueles que desconheciam o género, pelas mais diversas salas e auditórios em Portugal e também além-fronteiras como são exemplo as incursões à Bélgica - Gent Festival ou Itália e Espanha, onde tem conquistado muitos seguidores.
Talvez pela diversidade musical e cultural os espetáculos sejam tão carregados de energia e alegria mas também de momentos de contemplação, únicos e divinos onde se misturam palmas com lágrimas sempre em plena comunhão e participação do público.
Fica o convite! Assistir a um concerto Gospel Collective é garantia de um espetáculo inigualável recheado de ritmo, palmas, amor, alegria e improviso capaz de conquistar qualquer plateia.
Classificação etária: M/06 anos
Entrada: 10€
Locais de venda: Gestão e Animação de Equipamentos Socioculturais (Largo da República) e Ticketline
Informações: 256 682 408 (Gestão e Animação de Equipamentos Socioculturais)