Com o objetivo de divulgar o acervo documental juvenil da biblioteca, está patente ao público, na secção Infantojuvenil, a exposição documental ‘Biblio.Juv – Violência no namoro: Mas eu gosto dele!’, uma mostra dedicada ao Dia Internacional da Igualdade Feminina (26 de agosto).
Esta exposição, que é destinada a leitores/as dos 10 aos 17 anos e famílias/agentes educativos, reúne uma seleção de obras relacionadas as conquistas das mulheres na sociedade ao longo da história e na luta por condições de igualdade entre géneros.
Dia Internacional da Igualdade Feminina (26 de agosto)
A efeméride é comemorada neste dia em alusão à ratificação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão a 26 de agosto de 1789, em França.
Esta data celebra as conquistas das mulheres na sociedade ao longo da história, na luta por condições de igualdade entre géneros. A celebração da igualdade de géneros tem o intuito de mobilizar a reflexão e a ação no combate à desigualdade, para se obter a plena igualdade entre homens e mulheres.
As mulheres alcançaram muitas vitórias ao longo das últimas décadas, como o direito ao voto, a entrada no mercado de trabalho, no ensino e na vida política, entre outros, mas ainda existem muitas situações a melhorar e a luta pela igualdade entre os gêneros não se refere a ser contra a diferença dos mesmos mas sim a desigualdade criada pela sociedade do papel de cada um.
Conheça a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 (ENIND) em https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/115360036/details/maximized.