Com o objetivo de divulgar o acervo documental juvenil da biblioteca, está patente ao público, na secção Infantojuvenil, uma exposição temática dedicada ao Dia Internacional da Alfabetização (8 setembro).
Esta mostra reúne uma seleção de obras de diversos géneros que apelam à importância da leitura e incentivam os jovens a ler.
Sugestão de Bibliografia para pais e agentes educativos:
FERRANTE, Elena – A amiga genial: infância, adolescência. Lisboa : Relógio d’Água, reimp. 2016. Vol. 1. 264 p.
ISBN 978-989-641-479-5.
Cota: FG LE (R) FERR–E. ami
ROBERTS, Nora – Caminhos do amor. Porto Salvo : Chá das Cinco, 2017. 314 p.
ISBN 978-989-710-297-4.
Cota: LE (R) ROBE-N. cam
Dia Internacional da Alfabetização (8 setembro)
Com o propósito de fomentar a alfabetização nos vários países, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituíram esta data em 1967.
O processo da aprendizagem de ler e escrever (alfabetização) está diretamente relacionado com o desenvolvimento de um país, conforme indicam pesquisas na área. Quanto mais pessoas analfabetas, menor é o índice de desenvolvimento. Por esse motivo, nas últimas décadas vários países têm assumido o compromisso de combater o analfabetismo. Atualmente, a alfabetização atinge cerca de 85% da população mundial, de acordo com dados da ONU.
No entanto, estima-se que ainda existem quase 800 milhões de adultos no mundo que não sabem ler, escrever ou contar, e aproximadamente 250 milhões de crianças consideradas analfabetas funcionais (não conseguem interpretar os textos).
O objetivo não é apenas alfabetizar, mas fazer com que os jovens e adultos saibam interpretar um texto criticamente e que desenvolvam prazer com a leitura.