A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro promove mensalmente a exposição documental temática Biblio.Juv que tem como objetivo divulgar o acervo documental juvenil da biblioteca.
Esta mostra, que é destinada a leitores dos 10 aos 17 anos e famílias/agentes educativos, reúne uma seleção de obras relacionadas com uma temática.
Para assinalar o Dia Internacional do Canhoto (13 de agosto), está patente ao público, na secção infantojuvenil, a exposição “Escrita Criativa: Adoro escrever!”.
Dia Internacional do Canhoto (13 de agosto):
Comemorado desde a década de 70, em 1992, o dia 13 de Agosto foi considerado como o Dia Internacional dos Canhotos. A comemoração deste dia tem sido uma forma de chamar a atenção para as pessoas que têm a mão esquerda como dominante e principalmente para não serem discriminadas num mundo em que a grande maioria da população usa a mão direita – os destros – já que todos os canhotos existentes no mundo representam cerca de 10% da população mundial.
Essencialmente, o objetivo foi o de desmistificar o uso da mão esquerda para tarefas habitualmente realizadas com a direita. Segundo os estudos cerca de 90% da população é destra e atualmente existem mais jovens canhotos do que idosos canhotos. Possivelmente porque antes os canhotos eram discriminados pela sociedade e, portanto, castigados até “corrigir” o que era considerado um “erro”. Felizmente, o estigma foi-se dissipando.
Uma das razões para que se tenha desmistificado o facto de ser canhoto, foi o de se ter passado a associar esta característica a nomes sonantes que são ou foram canhotos, como Albert Einstein, Alexandre o Grande, Ayrton Senna, Bill Gates, Charlie Chaplin, Gandhi, Leonardo da Vinci ou Beethoven, Paul McCartney, Pelé, entre outros.