A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro promove, sábado, dia 23 de março 2024, pelas 15h00, a apresentação do livro “Manuel Matos Barbosa: o desafio de realizar” de Augusto Baptista.
A entrada é livre.
Quem é Manuel Matos Barbosa?
Artista plástico, criador de banda desenhada, animador cultural, Manuel Matos Barbosa é, ainda e além de tudo, um homem de cinema: jurado e organizador de festivais, cineclubista, realizador.
Nascido em Oliveira de Azeméis, 11 de maio de 1935, realiza o primeiro filme em 1959 e, desde aí, é presença assinalada em festivais e certames cinematográficos em Portugal e no mundo.
Distinguido pela Academia Portuguesa de Cinema: Sophia 2022, Prémio Arte e Técnica.
A curta metragem de animação “A ria, a água, o homem” realizada em 2009 sobre a ria de Aveiro recebeu, entre outros, o Prémio de Excelência 2012 do “Canada International Film Festival” e o Primeiro Prémio no “7.o Animfest 2012”, de Atenas, Grécia; “O antiquário”, filme de animação estreado em 2022 e com entrada recente no circuito de exibição pública, é já uma obra reconhecida.
Na área gráfica, além de exposições e colaboração regular de BD em publicações, ilustrou livros.
Alvo de homenagens e ações de reconhecimento: Portimão (1989), Espinho (1997 e 2009), Aveiro (2010), Açores (2017), Oliveira de Azeméis (2010, 2018).
Biografia de Augusto Baptista:
AUGUSTO BAPTISTA (Oliveira de Azeméis), jornalista. Colaboração em jornais e revistas. Além de exposições (fotografia, desenho), publicou livros (alguns títulos): Gente do Porto, O medo não podia ter tudo (com Francisco Duarte Mangas), O caçador de luas, o homem que, ENIgMATÓgRAFO, OPUS4, O Lobo Mau no Hospital (desenhos de Z.L. Darocha, design João Bicker), Histórias de coisa nenhuma e outras pequenas significâncias, Humor das multidões, lacrima, A senhora prestável (desenhos de Emelie Östergren), Tangram Art, Tangram Cats. Neste universo ficcional ancorou a instalação/ espectáculo o homem que d’A Escola da Noite – Coimbra, 2019 – direcção de António Augusto Barros.