A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro promove, sexta-feira, dia 12 de abril 2024, pelas 21h30, a apresentação do livro Cidade Cinza” de Sara F. Costa.
A entrada é livre.
Conhecida pela sua poesia e proximidade com a língua chinesa, Sara F. Costa, habitualmente poetisa e tradutora, decidiu aventurar-se num novo género literário. “Cidade Cinza”, apresentado como “experimental”, vagueia pelas categorias de fantasia, fantástico ou ficção científica, sendo a estreia da escritora no género literário da ficção.
Biografia de Sara F. Costa
Nascida em 1987, Sara F. Costa já marcou presença em Macau por diversas vezes, tendo sido uma das convidadas da última edição do festival literário Rota das Letras, dada a sua proximidade à literatura e cultura chinesas. A obra da autora tem sido galardoada com diversos prémios literários. O seu último livro, “A Transfiguração da Fome”, obteve o Prémio Literário Internacional Glória de Sant’Anna para melhor obra de poesia publicada em países de língua portuguesa em 2018.
Como poeta europeia emergente, Sara F. Costa participou no Festival Internacional de Poesia e Literatura de Istambul 2017 e, no ano seguinte, fez parte da organização do Festival Literário de Macau e do Festival Internacional de Literatura entre a China e a União Europeia em Shanghai e Suzhou, China.
Em 2019, foi autora convidada da segunda edição do “Chair Poetry Evenings” em Calcutá, India. Para além da poesia, escreve também ficção e traduz literatura chinesa para português e inglês.
Em 2020, Sara F. Costa lançou ainda uma antologia de poesia contemporânea chinesa por si selecionada e traduzida, intitulada “Poética Não Oficial” e também editada pela Labirinto. Publicou várias crónicas no HM e foi membro da direção da associação APWT – Asian-Pacific Writers and Translators). Obteve em 2021 uma bolsa de criação literária do Governo português. Dessa bolsa surgiu o livro “Ser-Rio, Deus-Corpo”, traduzido também para castelhano e inglês.