A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro promove, sábado, dia 22 de junho 2024, pelas 16h00, a apresentação do livro “Alfarrabista” de Luís Aguiar, uma iniciativa que integra a Feira do Livro, a decorrer na Galeria Tomás da Costa.
Esta última obra de poesia de Luís Aguiar, publicada pela editora Labirinto, foi distinguida com uma Menção Honrosa na 2.ª edição do Prémio de Poesia Victor Oliveira Mateus.
De acordo com o júri do referido prémio, o trabalho poético demarca-se pela «consistência poética de um discurso que interage com outras obras e outras formas de arte», tais como o cinema, a escultura, a literatura, a pintura, a dança contemporânea, a fotografia e a música.
Perante este prisma, o autor, muitas vezes agastado pela memória e desregrado pelos inúmeros itinerários que a arte provoca no poeta, alcança uma musicalidade e uma linguagem muito próprias perante a beleza de filmes como O Cavalo de Turim, de Béla Tarr e o Persona, de Ingmar Bergman, a título de exemplo, até à sonoridade de Olivier Messiaen e Arvo Pärt, ou até mesmo em relação à pulcritude incontestável da qualidade fotográfica produzida por Alexander Rodchenko e Vivian Maier.
Biografia de Luís Aguiar:
Luís Aguiar nasceu em 1979, em Oliveira de Azeméis. Em 2018 obteve o grau de Mestre em Línguas e Relações Empresariais pela Universidade de Aveiro. A sua educação artística estende-se a vários domínios: estudou música clássica, fotografia e guitarra portuguesa na Escola de Fado de Coimbra. Ao nível desportivo é atleta federado de Karaté Shotokan, onde desenvolve a prática no Núcleo de Karaté de Sangalhos (NKS). Dedica-se à poesia há mais de 25 anos, publicou catorze livros de poesia. Tem poemas dispersos por antologias e revistas literárias, e foi galardoado em dezenas de prémios literários nos últimos 25 anos, alguns dos quais de índole internacional.
Foi distinguido com o Prémio Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage (2022 e 2016), Menção Honrosa no Prémio Literário Victor Oliveira Mateus (2022); Prémio Literário Cidade de Almada (2021); Prémio Literário Irene Lisboa (2021); Prémio Literário Mariano Calado (2021); Prémio de Poesia Judith Teixeira (2017); Prémio Internacional Sepé Tiaraju de Poesia Ibero-Americana, Amazónia – Brasil (2009); Prémio Literário São Domingos de Gusmão (2007); Prémio Literário Afonso Lopes Vieira (2006) e o Premio del Concorso Internazionale di Poesia Castello di Duino –Trieste, Itália (2005).