“A Linha do Vale do Vouga: Que futuro?” é o tema da conferência que se realiza no dia 02 de fevereiro no Europarque, em Santa Maria da Feira.
Segundo a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM), que promove o encontro e da qual faz parte o município de Oliveira de Azeméis, pretende-se fazer uma reflexão sobre o futuro desta linha centenária no quadro da melhoria da acessibilidade dos municípios que integram a AMTSM e da consolidação dos aglomerados urbanos e da coesão territorial e reforço da competitividade.
Os trabalhos iniciam-se às 17h30 com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa.
A reflexão irá debruçar-se, inicialmente, sobre “O estudo da requalificação urbana da linha do Vouga”, a cargo de Pedro Meda, do Instituto da Conservação, seguindo-se “O papel da linha do Vouga na mobilidade desta sub-região”, tema que será abordado por Alberto Aroso, especialista em transportes e vias de comunicação.
Antes do período de debate Nuno Freitas, ex-presidente da CP e especialista em transportes e vias de comunicação, falará das “Opções para a reabilitação da linha do Vouga e plano para concretização”.
O encerramento dos trabalhos será feito pelo presidente do Conselho Diretivo da AMTSM, José Pinheiro.