A Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM) promove, nos dias 19 e 20 de Julho, entre as 09h00 e as 17h30, na sede da associação, a primeira acção de formação e informação «Acessibilidade e Mobilidade para todos» no âmbito do projecto integrado para a promoção da acessibilidade no Entre Douro e Vouga.
A iniciativa, destinada a formar técnicos de organismos da administração pública central e local, tem como objectivo compreender as dificuldades das pessoas de mobilidade condicionada com diferentes tipos de limitações motoras, visuais e auditivas.
O Projecto Integrado para a Promoção da Acessibilidade no Entre Douro e Vouga - o primeiro no país envolvendo vários municípios – resulta de uma candidatura aprovada pelo Programa Operacional do Potencial Humano (POPH) e implica um investimento de quase 200 mil euros que visa eliminar as barreiras arquitectónicas nos concelhos de Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, São João da Madeira, Arouca e Santa Maria da Feira.
Programa
Introdução – A presentação dos objectivos e plano de formação
Tema I – Enquadramento do tema da Acessibilidade
Tema II – Barreiras Arquitectónicas – exemplos práticos
Tema III - «Desenho universal» e mobilidade condicionada
Tema IV – Exercício de mobilidade na óptica do utilizador
Tema V – Instrumentos legislativos e hierarquia de aplicação
Tema VI - «Decreto-lei nº 163/2006 de 8 de Agosto» - Cap. I (via pública)
Tema VII – Cap. IV (percurso acessível) matérias de aplicação ao espaço público
Tema VIII – Programa de acessibilidade urbana (plano de acessibilidade) – definições e exemplos
Tema IX – Programa de acessibilidade urbana: exercício de diagnóstico no exterior com período de debate técnico sobre a matéria do DL163 aplicada aos resultados de diagnóstico