A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro tem patente ao público, entre os dias 14 de dezembro e 26 de janeiro de 2013, a Grande Exposição de Livros Miniatura, de João Lizardo, que integra mais de 500 volumes, agrupados em oito categorias.
A mostra reúne 537 volumes que abarcam toda a história destes minúsculos objetos, desde um exemplar com cerca de 4000 anos - uma pequena placa de argila com escrita cuneiforme datado de cerca de 2000 a.C. - a livros de artista contemporâneos, passando por coleções infantis do século XIX e bibliotecas miniatura oriundas de vários países.
O mais pequeno volume exposto mede menos de 3 milímetros de altura, e os maiores não excedem os 10 centímetros!
A exposição, com entrada livre, é destinada ao público em geral. A Grande Exposição de Livros Miniatura é complementada com visitas guiadas e oficinas destinadas a públicos-alvo diferentes.
Visitas/Oficinas para Grupos Escolares de 2ª a 6ª feira | 10h30 e 14h30 |
Destinatários: 1.º, 2.º, 3.º ciclos e secundário e ATL Nenhuma visita à Grande Exposição estaria completa sem uma viagem ao mundo da Criação Microlivreira.
Por isso, estão preparadas várias Oficinas que serão programadas de acordo com as características e idades de cada grupo: Alfabeto – A quanto obrigas!, Abreviatura Miniatura, Pequenos Tipógrafos e Nanografia são alguns exemplos.
Dando a conhecer materiais e técnicas quase inimagináveis, estas sessões proporcionam também um vislumbre de áreas como a tipografia, a ilustração ou a anatomia de um livro.
Visitas/Oficinas para Público em geral de 2ª a sábado | 16h30 |
Público em geral Para o público mais graúdo, a visita faz-se a partir de Mini-Percursos Temáticos que permitem descobrir os episódios mais significativos da história – quase secreta! – dos Livros Miniatura.
Cada visitante poderá selecionar os percursos que mais lhe interessem.
Poderá concentrar-se, por exemplo, em livros Feitos à Mão, nos Mais Insólitos, nos Mais Raros, ou em livros produzidos em Materiais Esquisitos: diferentes formas de explorar a enorme variedade da exposição, que inclui, entre outros géneros, edições de propaganda política, manuscritos devocionais, guias param senhoras e cavalheiros, publicações infantis, ou almanaques publicitários.
Todos os visitantes terão também a oportunidade de criar os seus próprios Livros Miniatura – e talvez mesmo (quem sabe?) acrescentar um exemplar à exposição!