Oliveira de Azeméis será palco, a 15 de julho, das decisões finais da 24ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, competição dedicada ao escalão Sub 23 e que tem início em Terras de Sicó, mais concretamente em Soure no dia 14 de julho.
A 24ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros vai para a estrada na próxima 5ª feira, 14 de julho, na região das Terras de Sicó, mais concretamente em Soure, e termina a 17 de julho, domingo, na Serra do Larouco, em Montalegre. Serão 537,1 KM destinados exclusivamente para corredores da categoria Sub-23.
Cada formação pode participar na 24ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros com um mínimo de cinco corredores e um máximo de oito, entre os 19 e os 23 anos (feitos até 1 de janeiro de 2016). Há mais de duas décadas que a Volta a Portugal do Futuro tem vindo a revelar valores que mais tarde se juntam, e destacam, no pelotão dos consagrados. Em 1993, Joaquim Gomes, o atual diretor de prova, a correr pelo Recer - Boavista, foi o primeiro vencedor da competição. Nos últimos cinco anos triunfaram quatro portugueses - Jóni Brandão (2011), Rafael Silva (2012), António Carvalho (2013) e Ruben Guerreiro (2014) – e em 2015 um espanhol, Julen Amezqueta dos Cafés Baqué.
Este ano confirmaram presença 13 equipas (lista de pré inscritos em anexo). Além das portuguesas Liberty Seguros – Carglass, Anicolor, Moreira Congelados – Feira - Bicicletas Andrade, Goldwin – Team José Maria Nicolau, Maia, Sicasal – Constantinos – UDO e ACDC Trofa, participam de Espanha as formações Euskadi, Supermercados Froiz, Cafés Baqué, Caja Rural e Racing Cycling Team e a colombiana Boyaca Raza de Campeones.
Para Joaquim Gomes, diretor da prova, esta será uma competição que vai beneficiar os trepadores, ainda que os velocistas também tenham oportunidades. “Será depois da 2ª etapa, com a saída de Penela e o final em Oliveira de Azeméis, que verdadeiramente se endurece a corrida. Numa das mais exigentes edições da Volta a Portugal do Futuro, será Lousada a iniciar as hostilidades que vão conduzir a “caravana” a Boticas e a Montalegre, com o final da prova a registar-se na recém-descoberta Serra do Larouco, depois de ultrapassadas as Serras do Barroso e do Gerês. Com um percurso exigente, em que os velocistas não deixarão de ter oportunidades, só quem lidar bem com a Montanha terminará nos primeiros lugares.”
Percurso para Campeões de Futuro
1ª Etapa || 14 julho 2016 - Soure – Condeixa-a-Nova | 138,6 Km
2ª Etapa || 15 julho 2016- Penela – Oliveira de Azeméis | 145 Km
3ª Etapa || 16 julho 2015 - Lousada - Boticas | 134,1 Km
4ª Etapa || 17 julho 2015 - Boticas – Montalegre (Serra do Larouco) | 119,4 Km
A 24ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros tem o apoio da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó e das autarquias de Soure, Condeixa-a-Nova, Penela, Oliveira de Azeméis, Lousada, Boticas e Montalegre. São patrocinadores: Liberty Seguros, RTP, KIA, Delta Cafés, Vitalis, Pacto, Dietsport, Classificações.net, Centro de Informação Geoespacial do Exército, Infraestruturas de Portugal, Jornal de Notícias, Antena 1, KTM Bikes e Shimano.
A cidade espera por si para a grande festa do ciclismo!
Todas as etapas e outras informações desta prova aqui.