«Hora do Conto e Oficina de Encantos»
Dia:
Horário:
Local:
«Flusí, o monstro das meias» é uma das figuras das muitas histórias já lidas no âmbito da «Hora do Conto e Oficina de Encantos», promovida pela biblioteca municipal Ferreira de Castro (BMFC). A história foi ouvida por 18 crianças do jardim-de-infância de Pinhão, Pindelo ao que se seguiu a pintura de um desenho relacionado com o que ouviram.
Consciente de que a leitura e o contacto com os livros nos primeiros anos de vida são de extrema importância para o crescimento do ser humano, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro realiza esta actividade num formato em que se pretende que os pequenos assumam um papel de protagonistas, intervindo e assumindo eles próprios, sempre que possível, o comando de cada sessão.
São utilizados livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, como é o caso da obra «Flusí, o mosntro das meias», de Bine Brandle e traduzida por Helena e Moreira e Silva e Inês Mendes, bem como materiais reutilizáveis e amigos do ambiente.
As sessões são direccionadas não só para os jardins-de-infância mas também para as escolas do 1.º ciclo e Actividades de Tempos Livres (ATL’s) do concelho de Oliveira de Azeméis, decorrendo às terças e quintas-feiras entre as 10h00 às 11h30 e com interrupção nos meses de Abril, Julho, Agosto e Setembro.
Também, uma vez por mês, há «Hora de Conto e Oficina de Encantos» para as famílias aos sábados à tarde, entre as 15h00 e as 16h30. Acompanhados pelos pais, avós, ou outros familiares, os mais novos podem assim também desfrutar do prazer da leitura ao fim-de-semana.
Para participarem os estabelecimentos de ensino têm que proceder à inscrição prévia mensal. As sessões para as famílias são livres. Este ano já se realizaram dezenas de «horas do conto» e «oficinas de encantos».